The Difference Engine por William Gibson, Bruce Sterling | O influente romance que popularizou o gênero Steampunk nos anos 90! | NITROLEITURAS #steampunk

Clássico steampunk, que praticamente definiu o gênero nos anos 90, escrito por dois mestres sagrados da ficção científica, William Gibson e Bruce Sterling!

The Difference Engine por William Gibson, Bruce Sterling | 429 pgs, Spectra Books, 1990 | Lido de 20.12.18 à 22.12.18 | NITROLEITURAS #steampunk

difference engine cover

SINOPSE

1855: A Revolução Industrial está em pleno e inexorável balanço, alimentado por motores cibernéticos movidos a vapor. Charles Babbage aperfeiçoa seu mecanismo analítico e a era do computador chega um século à frente de seu tempo. E três personagens extraordinários correm para um encontro com a história – e o futuro: Sybil Gerard – mulher desonrada e filha de um agitador ludita; Edward “Leviathan” Mallory – explorador e paleontólogo; Laurence Oliphant – diplomata e espiã. Sua aventura começa com a descoberta de uma caixa de cartões de motor perfurados de origem e propósito desconhecidos. Cartões que alguém quer mal o suficiente para matar …

Parte história de detetive, parte thriller histórico, The Difference Engine é o primeiro romance colaborativo de dois dos mais brilhantes e controversos autores de ficção científica do nosso tempo. Provocante, atraente, intensamente imaginado, é uma extensão surpreendente das visões únicas de Gibson e Sterling – em uma direção nova e totalmente inesperada!

Magistralmente escrito a quatro mãos por dois ícones da ficção científica, A Máquina Diferencial é considerado um marco da literatura steampunk. Envolvendo controversos personagens históricos, ficcionais e ambientando em uma Londres oitocentista cientificamente avançada – na qual os computadores (Máquinas) são capazes de impulsionar mudanças e reinar soberanos sobre os homens – William Gibson e Bruce Sterling tecem uma trama repleta de intrigas políticas, romance e ação.

RESENHA

Dentro de minha pesquisa para o projeto INTESTEAM, um cenário de steampunk transhumanista, releio o The Difference Engine de Gibson e Sterling, talvez o livro mais influente do gênero Steampunk, o Vapor Punk ou Tecnavapor (abreviação de ”Tecnologia a Vapor”) que ganhou fama no final dos anos 1980 e início dos anos 1990, se transformando em uma força cultural com livros, filmes, festivais steampunks criando novos fãs a cada ano.

Existem muitas obras consideradas hoje como “Steampunk” anteriores à The Difference Engine, mas a originalidade está no modo como Gibson e Sterling misturaram as sensibilidades do cyberpunk com uma visão alternativa e mais tecnológica da era vitoriana, como o toque revolucionário e subversivo dos usos que o submundo dá para a tecnologia, a crítica ao capitalismo e a poder incontrolável das corporações que o industrialismo produz, o foco nos pontos de vistas dos marginalizados e a visão mais sombria das motivações da elite, entre outros elementos.

Em The Difference Engine, Gibson and Sterling criaram as bases da premissa Steampunk contemporânea, alterando eventos históricos para acelerar e ultrapassar os níveis tecnológicos da Revolução Industrial do século 19. No caso desse romance, o ponto de divergência da história alternativa é o fato de que Babbage conseguiu criar sua máquina analítica, prosseguindo até conseguir desenvolver máquinas de computação movidas a vapor, cem anos antes delas aparecerem em nosso mundo.

A grande atração do livro são as ramificações dessa revolução computacional antecipada, que são levadas ao seus extremos lógicos.

A tecnologia é completamente analógica, as máquinas computacionais são gigantescas e requerem cartões perfurados para serem programadas. Essa dependência em máquinas e sistemas a vapor, engenhocas mecânicas, movidas à corda e hidráulicas, gera toda uma série de problemas, como limpeza, manutenção, fornecimento de carvão, etc. E o mais legal, com toda a sociedade londrina do cenário do livro dependente desses sistemas computacionais, uma nova classe de criminosos surge em meio do submundo, os Clackers, uma espécie de hacker que trabalha com cartões perfurados, copiando-os ou gravando vírus analógicos de computador que usam para sabotar os computadores analógicos.

The Difference Engine é um excelente livro de história alternativa, criando uma espécie de bíblia steampunk no começo desse gênero literário. Em suas páginas você encontra de tudo, desde autômatos, telégrafos avançadíssmos, kinetropes, que são uma espécie de cinema ou tela analógica que funciona por meio de pixels físicos, propaganda automatizada, engenhocas diversas, dirigíveis de diversas formas e tamanhos, e até mesmo um sistema automatizado de informação e espionagem de todos os cidadãos londrinos por meio de números de identidade alimentados em uma das Máquinas Diferenciais.

O trabalho histórico é muito bem feito, com Lord Babbage atingindo uma posição de influência dentro da corte da Rainha Vitória, e com Lord Byron se tornando o Primeiro Ministro enquanto sua filha, a famosa Ada Lovelace, ganhando notoriedade como um prodígio da matemática, desenvolvendo algoritmos avançadíssmos que levam, com o tempo, a criação de um sistema de previsão de probabilidades, que ela usa para jogos de azar por causa de seus muitos vícios, que se tornará as bases para uma inteligência artificial.

A idéia básica da divergência que gera a história alternativa é o que aconteceria se radicais industralistas e progressistas tivessem ganhando grande influência na sociedade vitoriana, após a reação contra uma violenta revolução ludita, ou seja, contra tecnologia, influenciada por ideais marxistas; uma espécie de quase-revolução comunista na Inglaterra do século 19.

O livro é excelente, muito denso, e que usa uma narrativa de thriller de ação em três pontos de vista, envolvendo conspirações, espionagem, assassinos e revoltas sociais.

O ritmo da história é lento em algumas partes, pois a trama é uma espécie de “colcha de retalhos”, alternando pontos de vista de personagens envolvidos em eventos que tem em comum um grupo misterioso de cartões perfurados. O interessante é que cabe ao leitor ler, analisar e montar toda a narrativa, em uma emulação do processo de criação de tecnologia e narrativas steampunk, no melhor estilo “faça-você-mesmo”, que também faz parte do lado PUNK do Steampunk!

O cenário é narrado com muito realismo, sem romantizar a era Vitoriana. Tudo é sujo, fedorento, e a tecnologia é descrita como algo necessário e útil, porém com efeitos negativos na sociedade e no ambiente.

A primeira parte é narrada pelos olhos de Sybil Gerard, uma dama da sociedade arruinada por ter sido a filha de um líder do movimento Ludita, exatamente o movimento que perdeu a luta contra os industralistas radicais. A segunda parte é narrada através do ponto de vista de Edward “Leviathan” Mallory um paleontologista e aventureiro, e a terceira parte é narrada pelo espião e jornalista Laurence Oliphant. Os personagens quase que não se encontram, pois o objetivo aqui é fazer um panorama da época, por meio de uma narrativa de thriller. Reunidos, esses recortes de narrativas passam uma visão geral do mundo steampunk do livro, dentro do tema das consequências imprevisíveis dos avanços tecnológicos. No caso de The Difference Engine, o que acontece é a criação de um estado de vigilância, pois as Máquinas Diferenciais acabam sendo usadas para espionar e controlar os cidadãos de Londres. Algo semelhante com o que acontece hoje com as redes sociais, e a questão da privacidade online.

Um excelente livro para quem curte um steampunk mais cerebral, com personagens bem trabalhados e escrito dentro da linha da ficção científica “hard”!

Recomendo!

Newton Nitro 28-12-18


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.