Railsea – China Miéville | Um Moby Dick Pós-Apocalíptico em uma distopia de trens, trilhos e Salvagepunk! #steampunk #salvagepunk #ficçãocientífica

Railsea, de China Miévile, é uma divertida e ao mesmo tempo cerebral ficção científica do gênero “Salvagepunk”, o gênero de ficção que trabalha com uma visão pós-apocalíptica de um mundo quebrado e morto, repleto de resíduos de sonho e lixo real de um passado avançado tecnologicamente, e onde a sobrevivência depende da escavação, recuperação e reconstrução improvisada de tecnologias esquecidas.

Railsea narra a jornada de amadurecimento de um jovem em um cenário distópico que recria e desconstrói Moby Dick em um mundo coberto por trilhos de trem e com monstros terríveis se escondendo sob a superfície.

Railsea – China Miéville | 424pgs, 2012, Del Rey | Lido de 04.01.19 a 09.01.19 | NITROLEITURAS #steampunk #salvagepunk #ficçãocientífica

bfdd3ea1f371b26db17aac549423d014

SINOPSE

A bordo do Trem-Toupeira Medes, Sham Yes ap Soorap assiste admirado ao testemunhar sua primeira caça aos monstros que existem no Railsea – o Mar dos Trilhos : uma Toupeira Gigante explodindo da terra, os arpoadores mirando suas presas, a batalha resultando em sua morte e a glória do outro.

Mas não importa o quão espetacular seja, Sham não pode abalar a sensação de que há mais na vida do que viajar nos trilhos infinitos do Mar dos Trilhos – mesmo que seu capitão possa pensar apenas na caça pela colossal toupeira cor de marfim que está perseguindo, desde que esta levou o braço dela há muitos anos.

Quando eles se deparam com um trem naufragado, a princípio é uma distração bem-vinda.

Mas o que Sham encontra no trem abandonado – uma série de fotos insinuando alguma coisa, em algum lugar, que deveria ser impossível – leva a muito mais do que ele esperava.

Logo ele é caçado por muitas fações, piratas, caçadores de bugigangas, monstros, e pela terrível Marinha do Mar dos Trilhos.

E pode não ser apenas a vida de Sham que está prestes a mudar. Pode ser todo o mundo do Mar dos Trilhos.

Pela imaginação impressionante de China Miéville temos um romance para leitores de todas as idades, uma recriação, remontagem e desconstrução de Moby-Dick, de Herman Melville, que confirma seu status como “a voz mais original e talentosa que apareceu em vários anos” (Science Fiction Chronicle).

RESENHA

China Miéville é um dos meus escritores favoritos e uma das grandes influências em minhas próprias obras, especialmente meu vindouro projeto de steampunk transhumanista INTESTEAM.

Dessa forma, como fã fanático desse britânico doidimais, cheguei em Railsea, uma obra sensacional de literatura juvenil que faz uma espécie de desconstrução e mixagem do Moby Dick de Herman Mellville em um mundo pós-apocalíptico completamente coberto por trilhos de trem!

E é um dos melhores exemplos do gênero Salvagepunk, uma visão pós-apocalíptica de um mundo quebrado e morto, repleto de resíduos de sonho e lixo real de um passado avançado tecnologicamente, e onde a sobrevivência depende da escavação, recuperação e reconstrução improvisada de tecnologias esquecidas.

Railsea, ou Mar dos Trilhos é uma obra de ficção juvenil de alto nível literário, uma mistureba de influências diversas como as obras de Ursula Le Guin, Herman Melville, Robert Louis Stevenson, Spike Milligan, Mervyn Peake, Frank Herbert com tropos do gênero Steampunk e o “Salvagepunk” (histórias que lidam com povos que sobrevivem do lixo de civilizações mais avançadas e extintas) e uma ação frenética de veículos, no caso do livro, trens, bem ao estilo Mad Max!

Até metáforas e símbolos bíblicos, completamente subvertidos pois é uma obra do Miéville, estão presentes na história!

O cenário é um show a parte. O livro descreve um mundo coberto de trilhos, que criam uma espécie de “mar” onde trens de todas as formas e espécies cruzam como se fossem navios.

Por debaixo dos trilhos e na terra fofa, vivem milhares de perigosos predadores como insetos colossais, coelhos carnívoros e medonhos, e toupeiras gigantes do tamanho de baleias, incluindo uma imensa toupeira albina que é o alvo principal da capitã do trem-caça-toupeiras onde o nosso protagonista Sham ap Soorap trabalha como assistente do médico da tripulação.

Quando Sham encontra uma série de fotos em um trem abandonado, ele acaba se envolvendo com uma irmã e um irmão escavador entra numa jornada que poderá desvendar o maior mistério do Mar dos Trilhos.

Sham é um personagem bem redondo e segura bem a trama, que segue em um ritmo frenético principalmente nos atos finais. O distópico mundo do Mar dos Trilhos é muito bem construído e bem detalhado e, mesmo com premissas bem bizarras, passa grande coerência e integridade.

E a prosa é fantástica, e mesmo escrevendo para o público mais juvenil, Miéville manteve seus jogos de palavras e sua pegada poética e as vezes até mais difícil para um leitor médio. É um tipo de texto para ler com mais cuidado, ou se perde detalhes interessantes.

Mas é o modo como Miéville consegue colocar temas profundos em meio a uma narrativa de aventura que me impressionou.

O tema da obsessão por uma ideia, representado pela capitã do trem do Sham, que, emulando o capitão Ahab de Moby Dick, pretende a qualquer custo caçar o Mockerjack, a colossal Toupeira Gigante que levou seu braço, é abordado de diversas formas na narrativa.

Recomendadíssimo, uma literatura juvenil que agradará aos adultos, principalmente aos fãs de ficção científica de qualidade!

IMAGENS DO LIVRO

14307a7ec2c71ca2 (1)7903404392_76fd93c2f9_z7903430060_39d624f809_k2a038d4624b7697d487f40f404a7efcf2fcf4b7b065d84770f995da58bf2feff29f5d2f8a5356831ef30dcd16f4d6a1f16963764._sx540_7903414392_0b49248872_ba343afb017cd7a5dec809499ba90897ed72d4572f58f2f288ebfd5b9782cd65dillustration-of-the-great-008railsea-cover-art-customrailsea-owl

NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.