ELEMENTOS BÁSICOS | Sistema de RPG 2d6WORLD – Regras Customizáveis para Criação de Jogos Narrativos Powered by the Apocalypse

CAPÍTULO 01 – O SISTEMA 2D6WORLD

COMO JOGAR UM JOGO BASEADO NO 2D6WORLD

Jogos baseados no 2d6World tem como proposta a criação de narrativas coletivas feitas para se descobrir o que acontece com os personagens dos jogadores, chamados aqui de Protagonistas, ao enfrentarem situações difíceis, obstáculos, conflitos, perigos, monstros, inimigos, e o que mais o Mestre preparar para a sessão de jogo.

Uma sessão de 2d6World é uma conversa entre os Jogadores e o Mestre do Jogo. Nessa conversa, o Mestre diz aos jogadores o que eles veem e ouvem ao seu redor, e eles respondem o que seus personagens estão sentindo, pensando e fazendo, ou o que eles pretendem fazer para ter uma consequência específica.

Essa conversa gera a FICÇÃO DO JOGO, ou seja, a história que está sendo criada coletivamente.

À medida que se joga uma aventura ou campanha de 2d6World, os Protagonistas (os Personagens dos Jogadores) mudarão e ganharão experiência.. Eles descobrirão como cada um deles se sente em relação aos demais e para onde suas motivações os estão levando.

Quando ganharem experiência suficiente, os Protagonistas subirão de nível e se tornarão mais versáteis, abrindo mais opções para serem exploradas.

Jogar 2d6World é como manter uma conversa: uma pessoa diz alguma coisa, outra responde, e talvez alguém entre no meio do assunto. Os assuntos envolvem a Ficção do Jogo, ou seja, o que quer que esteja acontecendo com os personagens imaginários no universo fantástico que existe ao redor deles.

Enquanto a conversa acontece, as regras vão se intrometendo, pois elas também têm algo a dizer sobre o mundo.

Não existem turnos ou rodadas no Sistema 2d6World, e nem mesmo essa “conversa” entre Mestres e Jogadores segue uma ordem específica.

Em um jogo de 2d6World, o Mestre diz alguma coisa ou faz perguntas, os jogadores respondem, descrevem suas ações, ou fazem perguntas e afirmações sobre os seus Protagonistas, o Mestre lhes informa o que acontece em seguida e faz novas perguntas. Dentre essas perguntas , a mais importante é:

O QUE VÊ FAZ?

E assim, os jogadores respondem, indicando novas ações de seus personagens e a Ficção do Jogo prossegue.

As regras a seguir servem para estruturar essa conversa, pois, na medida em que o MJ e os jogadores se comunicam, as Regras e a Ficção do Jogo, a narrativa criada coletivamente, interagem entre si.

Para que essa conversa seja bem sucedida e todos se divirtam, é muito importante que todos prestem atenção no que o Mestre ou os jogadores falam, pois, em um jogo de 2d6World, joga-se para VER O QUE ACONTECE na Ficção, a narrativa sendo criada coletivamente.


CRIANDO JOGOS BASEADOS NO 2D6 WORLD

Esse documento de regras, que estará sempre em desenvolvimento constante, pode ser usado para jogar, desde que o Mestre e os Jogadores montem os Manuais de Arquétipo para os personagens e decidam que Movimentos Básicos e Especiais que todos os Jogadores irão usar e os Movimentos de Arquétipos de seus Protagonistas.

Entretanto, a ideia básica do 2d6World é fornecer um material modular para ser customizado e usado na criação de RPGs no estilo Powered by the Apocalypse.

Dessa forma, TUDO nessas regras PODE E DEVE ser customizado por você, criador de jogos. Pense no 2d6World como um ponto de partida para a criação dos seus jogos, como uma CAIXA DE FERRAMENTAS, ou uma fonte de ideias de mecânicas de RPG para jogos dentro do estilo Powered By the Apocalipse.

Se necessário para o seu projeto de RPG, mude tudo! Mude o número e o nome dos Atributos, os Movimentos Básicos, os Movimentos Especiais, os Movimentos de Arquétipo, o sistema de Dano, de Relacionamentos e de Experiência, de Nível, a Posição de Risco, o Nível de Efeito, etc, de acordo com a proposta do seu jogo!


JOGANDO COM O 2D6WORLD

Aventuras de 2d6World são normalmente jogadas por um grupo de duas a até seis jogadores, onde uma pessoa assume o papel do Mestre do Jogo, criando o cenário, estabelecendo e criando cenas, criando e interpretando os personagens coadjuvantes e as dificuldades e desafios de uma história.

Os demais Jogadores criando e interpretam os personagens principais, e descrevem suas ações e o modo como eles interferem e alteram a história que será criada coletivamente.

O objetivo principal de um jogo de 2d6World é de se divertir vivendo aventuras imaginárias criadas coletivamente.

Uma partida de RPG é uma espécie de mistura de teatro improvisado e jogo. É uma conversa entre o Mestre do Jogo e os jogadores, pontuada por dados rola para gerar incerteza e reviravoltas surpreendentes.

Mestre do Jogo apresenta um cenário, uma situação ficcional ou constrói uma cena específica em que os personagens dos jogadores se encontram. Os jogadores determinam as ações de seus personagens em resposta para a situação.

O Mestre do Jogo e os jogadores juntos julgam quais regras estão envolvidas nos momentos em o desenvolvimento da Ficção do Jogo (a história sendo criada coletivamente) chegou a um impasse, onde existe a necessidade de fazer algum teste para determinar como a história continuará.

Os resultados da mecânica usada então mudam a situação, levando em uma nova fase da conversa – novas situações, novas ações, novas julgamentos, novos lançamentos – criando uma Ficção do Jogo contínua e construindo “a história” final de o jogo, organicamente, a partir de uma série de momentos, cenas e eventos construídos coletivamente.

Ninguém está no comando dessa história coletiva, ou da Ficção do Jogo. Essa história acontece como resultado da situação apresentado pelo Mestre do Jogo, as ações que os personagens tomam, os resultados da mecânica utilizada e e as conseqüências que resultam dessa mecânica. A Ficção do Jogo emerge da colisão imprevisível de todos esses elementos.

Para jogar uma aventura de 2d6World, você precisará de dois a quatro jogadores.

Um dos jogadores irá assumir o papel de Mestre de Jogo, enquanto os demais, assumirão os papéis de personagens fictícios, também chamado de Protagonistas, os Personagens dos Jogadores.

Os jogadores serão responsáveis pela descrição e representação do que os Protagonistas pensam, falam e fazem.

O Mestre ficará responsável por descrever o restante do mundo, além de descrever e representar o que os Personagens do Mestre, ou PdMs pensam, falam e fazem.

Outro papel importante do Mestre é de criar obstáculos, conflitos e descrever as consequências das ações e decisões dos jogadores e seus personagens.

Primeiro, você deve decidir que tipo de FICÇÃO DE JOGO se deseja jogar, ou seja, qual o tipo e estilo de narrativa que será criada coletivamente pela CONVERSAÇÃO, que é a conversa entre o Mestre do Jogo e os Jogadores e dos Jogadores entre si.

As regras customizáveis do 2d6World servem para criar um Jogo de RPG que dê uma estrutura para essa Conversação que gera a Ficção do Jogo, eles devem ser customizadas ou selecionadas para o estilo de Ficção de Jogo que se queira criar.

Um jogo criado com o 2d6World, se joga para descobrir o que acontece!

As regras, nomes, descrições de elementos do 2d6World devem ser CUSTOMIZADAS e alteradas para criar jogos específicos de fantasia, ficção científica, históricos, horror, humor,romance, anime, cujos detalhes, dramas, e temas são limitados apenas pela imaginação do mestre e dos jogadores.

Para jogar 2d6World, você precisa definir o tipo de história que deseja criar coletivamente com seus jogadores, renomear os Atributos que forem necessários, selecionar os Movimentos mais apropriados para a história que quer rolar, e criar os Arquétipos de Personagens, e, se necessário, customizar as regras para o Cenário, Aventura ou o estilo de narrativa que ele quer emular. Ou ele pode usar Fichas de Arquétipos prontas e passar para os jogadores criarem seus personagens.

Você quer criar um jogo de terror durante a era vitoriana, com um grupo de investigadores tentando descobrir o mistério sobrenatural por trás das mortes de prostitutas de Londres?

Ou uma aventura de ópera espacial estilo Star Wars, com os jogadores participando de um grupo revolucionário tentando derrubar o imperador da galáxia?

Ou uma simples aventura de Fantasia Medieval?

Depois de definido o tema ou a ideia do cenário da Ficção do Jogo (que é a história que será criada coletivamente pelo Mestre e pelos jogadores), o Mestre poderá usar o Sistema 2d6World para criar os Manuais de Arquétipos de Personagens e customizar Movimentos e Equipamentos, além de outros elementos, para sua aventura.

Os Manuais de Arquétipos de Personagens servem de base para os jogadores criarem seus personagens rapidamente antes de uma sessão de jogo, bastando apenas customizar e selecionar dentre as sugestões presentes na ficha.

Antagonistas, inimigos e obstáculos podem ser esboçados pelo Mestre anteriormente ou improvisados durante o jogo, pois as regras do Sistema 2d6World foram feitas para incentivar a criação coletiva.

Jogos com o Sistema 2d6World funcionam melhor se o Mestre preparar apenas situações, ao invés de ter histórias ou objetivos finais para as aventuras.

A base do jogo é a CONVERSAÇÃO, a conversa entre o Mestre e os jogadores e dos jogadores entre si que cria a FICÇÃO DO JOGO, que é a narrativa que será criada coletivamente à medida que se joga uma aventura ou cenário do Sistema 2d6World.

As regras irão fazer com que os Jogadores alterem a Ficção do Jogo, a história sendo criada coletivamente, o tempo todo!

Por outro lado, na parte Guia do Mestre, estão as regras que mostram como o 2d6World ajuda o Mestre a improvisar e a conduzir a Conversação que cria a Ficção do Jogo sem precisar de muita preparação prévia.

Uma segunda proposta do 2d6World é uma base por onde o Mestre e os Jogadores podem criar seus próprios Atributos e Movimentos dentro do tipo de Ficção de Jogo a ser criada.

O aspecto modular e customizável do 2d6World também serve para adaptar regras e elementos de outros Sistemas de RPG para criar novas aventuras e cenários diferentes dos originais, expandindo as opções de Mestres e Jogadores e facilitando a criação de adaptações.

Assim, sempre que for jogar 2d6World, comece primeiro pelo tipo de Ficção de Jogo, ou o estilo de narrativa que se deseja criar coletivamente, seja ela uma história de terror, de fantasia medieval ou urbana, uma aventura histórica, um aventura simulando desenhos animados infantis, filmes de ação, etc.

A partir desse ponto, selecione e customize, se necessário, os Atributos, os Movimentos, e algumas regras alternativas, como Estresse, Ferimentos, Sanidade, etc.

No final desse manual estão quatro Manuais de Arquétipo de personagens de fantasia medieval clássicos, um Mago, um Guerreiro, um Ladrão e um Clérigo, junto com uma pequena aventura para você testar o 2d6World.

Você pode e deve usar essa pequena aventura e as fichas de arquétipos como base para criar seus próprios seus jogos.

Você, mestre, também pode usar os resumos de regras do 2d6World, ao final desse manual, para ajudar na compreensão das regras e passar para seus jogadores.

Suplementos futuros do 2d6World trarão Manuais de Arquétipos prontos além de regras e movimentos customizados para tipos de Cenários e Aventuras de gêneros ficcionais diferentes e específicos.


ELEMENTOS BÁSICOS DO 2D6WORLD

O sistema 2d6World é baseado em dois elementos básicos, os Atributos e os Movimentos.

Os ATRIBUTOS, que representam a performance do personagem em um conjunto de habilidades na forma de modificadores que variam de -2 à +3, e os MOVIMENTOS, que são descrições dos momentos em que são feitos testes de 2 dados de seis faces (2d6) somados à um Atributo, e que são feitos com base nas ações dos personagens em contextos específicos da Ficção, a história que está sendo criada coletivamente na Conversa entre Mestres e Jogadores.

Os MOVIMENTOS são as habilidades, as características, as capacidades de agir do Personagem em momentos importantes da Ficção, em momentos em que a história que está sendo criada coletivamente chega a um impasse e se precisa fazer um teste de dados para ver o que irá acontecer.

Cada MOVIMENTO tem um gatilho, uma descrição das condições específicas em que ele será DISPARADO ou usado durante o jogo.

Por exemplo, o Movimento “Combater Corpo-a-Corpo” diz o seguinte:

“Quando você engajar em um combate corpo-a-corpo com ou sem armas de mão, role 2d6+FOR. +10 ou mais você causa o dano no adversário e não sofre dano em troca. 7-9 você causa dano no adversário e o adversário causa dano em você. -6 você não consegue causar dano no adversário, mas ele causa dano em você.”

Assim, durante o jogo, quando um jogador disser “vou partir para cima desse orc que está brandindo sua espada contra mim”, ele dispara o movimento “Engajar em Combate Corpo-a-Corpo”. O Mestre irá descrever as três possíveis consequências do Movimento no caso de um Sucesso Total, um Sucesso Parcial ou no caso de um Fracasso. Caso o jogador aceite o risco, ele rolará 2d6+FOR ou, como vem escrito nos textos dos movimentos, “role+FOR” para ver o que acontecerá na luta e quais serão os seus efeitos.

Existem três tipos de Movimentos no 2d6World: os MOVIMENTOS BÁSICOS, os MOVIMENTOS ESPECIAIS e os MOVIMENTOS DE ARQUÉTIPO.

Os Movimentos Básicos são os movimentos frequentes que todos os personagens podem fazer.

Os Movimentos Especiais são os movimentos ocasionais que todos os personagens podem fazer.

Os Movimentos de Arquétipo são os movimentos específicos ou habilidades especiais de um Arquétipo de Personagem.

Próximo post – ATRIBUTOS DO 2D6WORLD!


logo 2d6 world horizontal

LICENÇA CREATIVE COMMONS 4.0

O Sistema 2d6World possui uma licença Creative Commons – Atribuição Não Comercial – Sem Derivados 4.0 Não Adaptada, que cobre o texto das regras e suas mecânicas.

ATENÇÃO: Os termos, personagens, imagens e outros elementos diretamente relacionados com o jogo Steam Runnerz RPG de Newton Ribeiro Rocha Júnior (Newton Nitro) não são cobertos por essa licença, apenas a mecânica de regras, seus textos explicativos e seus termos.

Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

by-sa.png

ATRIBUIÇÃO 4.0 INTERNACIONAL (CC BY 4.0)
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato

Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os termos seguintes:

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

AVISOS

Esta licença é aceitável para Trabalhos Culturais Livres.

O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.

Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.

Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.


Aguardem STEAM RUNNERZ, jogo de ação steampunk mercenária para sistema 2d6World 

LOGO STEAM RUNNERZ FINAL 08-10-19


LEGIÃO – A ERA DA DESOLAÇÃO (Cenário para jogos de Fantasia Medieval Sombria)
COMPRE o meu livro LEGIÃO – A Era da Desolação – Cenário de Fantasia Medieval Sombria para jogos de RPG (e cenário do meu Romance Marca da Caveira – Trilogia Legião Volume 1) nesse link:
http://tinyurl.com/y4sz2psg

Legiao

NITROCAST – Podcast de DICAS DE RPG e SESSÕES DE RPG GRAVADAS!

Se inscreva no NITROCAST no SPOTIFY
http://tinyurl.com/y8pn6esj

Se inscreva no NITROCAST no Itunes
http://tinyurl.com/y7w5dfh2

Se inscreva no NITROCAST no CASTBOX
http://tinyurl.com/y8eb2k4w

NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com

CARTAO FINAL

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


FAÇA UMA AULA GRÁTIS COM UM NATIVO NO CAMBLY!
Use o código: MELHORESEUINGLES

http://www.cambly.com
E ganhe 10 minutos GRÁTIS!
Quer experimentar o CAMBLY?
Faça uma aula de 10 minutos de conversação GRÁTIS com um NATIVO no CAMBLY!
#cambly #10minutosgratis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.