Ana Karenina – Leon Tolstói | A Perfeição Literária dessa Obra Prima da Literatura Mundial! | NITROLEITURAS

Seguem algumas de minhas observações depois de uma releitura dessa obra impressionante do mestre Leon Tolstói, um dos meus livro favoritos, profundo, virtuoso, sábio, emocionante, ressonante e de leitura obrigatória para todos os amantes de literatura!

Anna Karenina – Leo Tolstoy | Leo Tolstoy, Aylmer Maude (Translator), Louise Maude (Translator), George Gibian (Preface) | 964 páginas | Lido de 12.05.19 à 22.05.19 | Nota 10 em 10 | NITROLEITURAS

bc571f6b5de9b702f7d835be169859bb

SINOPSE

A trama gira em torno do caso extra-conjugal da personagem que dá título à obra, uma aristocrata da Rússia Czarista que, a despeito de parecer ter tudo (beleza, riqueza, popularidade e um filho amado), sente-se vazia até encontrar o impetuoso oficial Conde Vronsky, com quem inicia um caso amoroso. A história começa com Anna chegando à casa do seu irmão, Stepan, que está em uma situação difícil com sua esposa, Dolly, e Anna trata de intervir na situação, que de alguma forma é um reflexo da sua própria situação.

O oficial Vronsky está disposto a se casar com Anna Karenina assim que ela se divorcie do seu esposo Alexey Karenin, um oficial do governo, mas ela é vulnerável às pressões da sociedade russa, a suas próprias inseguranças e à indecisão de Karenin. Ainda que ela e Vronsky fujam para a Itália, eles encontram dificuldade em fazer amigos. De volta à Rússia, ela se torna cada vez mais ansiosa e isolada, enquanto Vronsky continua mantendo uma vida social. Apesar das reafirmações de Vronsky, ela se torna cada vez mais possessiva e paranóica sobre a infidelidade de seu amante, chegando a ficar fora de controle.

Paralelamente acompanhamos a história de Konstantin Levin, um proprietário de terra que possui o desejo de se casar com Kitty, irmã de Dolly, chegando a propor casamento com ela duas vezes até ela aceitar. O romance detalha as dificuldades de Levin em lidar com seu estado, seu eventual casamento e suas questões pessoais até o nascimento do seu filho.

RESENHA

Esse é um romance perfeito, do ponto de vista técnico, de estilo, de prosa, de caracterização de personagens, de criação de um mundo literário, ou seja, acredite no “hype”, Ana Karenina é realmente um dos melhores romances de todos os tempos. E eterno!

Depois de ter lido Guerra e Paz, outra obra prima, esperava que Ana Karenina seguisse o mesmo estilo. Guerra e Paz é um livro bem mais denso e com mais artifícios literários, descrições detalhadas, multiplicação de personagens e pontos de vista, além de ensaios sobre história, filosofia e reflexões sobre a guerra, espalhados por entre os eventos épicos das Guerras Napoleônicas.

Mas fiquei impressionado com a prosa moderna e ágil de Ana Karenina, uma aula de mestre de como emoldurar cenas, desenvolver personagens, e principalmente, de transcrever em palavras os estados internos e as mudanças psicológicas dos protagonistas de momento a momento.

É um romance complexo a nível psicológico, principalmente no modo como Tolstoi trata a natureza humana. As cenas tem várias camadas, os personagens são profundos, revelando a cada momento novas facetas, mudando de ideia, tendo dúvidas, criando certezas que depois são testadas frente às duras realidades da vida.

Comparando com os romances do século XX, parece que Tolstoi sedimentou em Ana Karenina todas as técnicas da narrativa de drama. A influência do mestre russo pode ser sentida até hoje, seja nos dramas familiares, no como como os conflitos entre os casais surgem de maneira quase natural a partir da convivência diária.

Infelizmente muitos dos autores de romance contemporâneo esquecem do grande segredo de Tolstoi: sua excelente percepção da natureza humana e o modo como ele não apela para o melodrama, criando as cenas dramáticas lentamente, deixando os personagens “respirarem” dentro da trama até que os conflitos, surgidos naturalmente e de maneira realista, ou melhor surgidos “de dentro para fora”, a partir das contradições internas dos personagens, até desabrocharem em cenas dramáticas que comovem o leitor.

Outra revelação é a maestria de Tolstoi ao escrever personagens femininas! Suas mulheres são tão bem descritas e construídas quanto os seus homens, e Anna é uma personagem tão complexa e viva quanto Madame Bovary do mestre Gustav Flaubert. O modo como o patriarcado e a diferença brutal entre a realidade masculina e feminina da aristocracia russa do final do século 19 é bem dissecado, e sob um ponto de vista assustadoramente avançado para os padrões da época.

Em termos literários, a primeira vista o romance parece ter uma forma bem tradicional, mas Tolstoi faz vários experimentos dentro de suas oito partes e mais de novecentas páginas, como, por exemplo, uma passagem descrita sob o ponto de vista do cão do Levin. Inclusive, acho que tal passagem deve ter inspirado o Graciliano Ramos a escrever aquele famoso trecho de Vidas Secas sob o ponto de vista da cadela Baleia. Monólogos interiores e momentos de fluxo de consciência também aparecem em vários momentos de Anna Karenina, prenunciando os experimentos modernistas do começo do século XX.

Outra impressão que tive ao ler o livro é o modo quase didático que Tolstoi usa a narrativa para forjar uma espécie de guia ou mapa da vida conjugal, ou da relação entre homens e mulheres. Mesmo em uma cultura bem diferente da atual, o cerne principal dos conflitos entre casais, principalmente aqueles gerados pelo ciúme, são revelados com precisão.

Recomendadíssimo, um livro para ler e reler para o resto da vida.

640px-Anna_Karenina_by_H._Manizer.jpg
Ana Karenina – por H. Manizer


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.