The City of Brass (The Daevabad Trilogy #1) – S.A. Chakraborty | Fantasia Épica de inspiração na cultura egípcia e mitologia árabe! | NITROLEITURAS #resenha #FANTASIA

Um fantasia de inspiração árabe diferente, que começa em Cairo, no Egito do século 18 e segue para o mundo mágico de Daevabad, construído com base na mitologia do Oriente Médio, com uma protagonista feminina interessante e uma construção de mundo bem legal, com djinis, daevabads, marids e várias criaturas do mundo das Mil e Uma Noites reformuladas e reconstruídas em um cenário original!

city of brass cover.jpg

The City of Brass (The Daevabad Trilogy #1) – S.A. Chakraborty | 533 páginas, Harper Voyager 2017 | Lido de 02.04.19 à 08.04.18 | Nota 8 em 10

SINOPSE

Nahri nunca acreditou em magia. Certamente, ela tem poder; nas ruas do Cairo do século XVIII, ela é uma vigarista de talento insuperável. Mas ela sabe melhor do que ninguém que o comércio que ela usa para sobreviver – leituras de mãos, zares, curas – são truques, truques de habilidade, habilidades aprendidas; um meio para o fim delicioso de nobreza otomana burlando.

Mas quando Nahri acidentalmente convoca um guerreiro djinn igualmente astuto, sombriamente misterioso para o lado dela durante um de seus contras, ela é forçada a aceitar que o mundo mágico que ela pensava só existir em histórias de infância é real. Pois o guerreiro conta a ela uma nova história: através de areias quentes e varridas pelo vento, repletas de criaturas de fogo, e rios onde a mítica marida dorme; ruínas de antigas metrópoles humanas outrora magníficas e montanhas onde os falcões circulantes não são o que parecem, está Daevabad, a lendária cidade de latão, uma cidade à qual Nahri está irrevogavelmente ligado.

Naquela cidade, atrás de muros de bronze revestidos de encantamentos, atrás dos seis portões das seis tribos de djinn, ressentimentos antigos fervilham. E quando Nahri decide entrar neste mundo, ela descobre que o verdadeiro poder é feroz e brutal. Essa magia não pode protegê-la da perigosa teia da política da corte. Que mesmo os esquemas mais inteligentes podem ter consequências mortais.

Afinal, há uma razão que dizem ser cuidadoso com o que você deseja!


RESENHA

A escritora muçulmana S.A. Chakraborty criou uma protagonista sensacional, uma espécie de versão feminina do Aladdin, a ladra e vigarista Nahri.

O cenário chama a atenção desde o começo, principalmente pelo modo como a prosa vai desenhando a Cairo do final do século 18 junto com a jornada de identidade de Nahri.

A história, que começa focada em Nahri e os segredos mágicos que se escondem em seu passado, se desenvolve em uma trama complexa que vai construindo a cidade de Daevabad, localizda em um mundo mágico ligado ao Egito do século 18. Em Daevabad, a protagonista Nahri, acompanhada de um Djinn poderoso, se envolve com o mundo dos Daevas, seres de vidas muito longas e criados a partir dos quatro elementos. A história foca-se nas intrigas políticas do reino de Daevabad, segredos sombrios de seus governantes, e o difícil relacionamento entre as diversas raças e castas de seus habitantes sobrenaturais, os Daeva com os Shafits, os miscigenados frutos da união de Daevas e Humanos.

Pelo começo e pelo estilo de construção da protagonista, pensei que se tratava de uma literatura juvenil, mas a moralidade cinzenta e a complexidade dos conflitos políticos logo jogam a obra para uma fantasia adulta, que lida com temas complexos.

O foco em intriga política e no drama entre Nahri, Dara, que é uma espécie de guardião pelo qual ela se apaixona, e o Príncipe Alizayd, esboçando um triângulo amoroso bem interessante.

A corte de Daevabad e os diversos grupos políticos da cidade são muito bem descritos e rapidamente a trama fica complexa, com os personagens principais enfrentando sempre decisões difíceis, por causa da moralidade cinzenta da história.

Me pareceu uma espécie de metáfora de fantasia para as complexas relações tribais dos países muçulmanos, visto que a autora é muçulmana. Pude ver alguns paralelos históricos com a história do Egito no drama entre os três povos que compõe a população de Daevabad, os geziri, os daevas e os shafit.

A trama é bem mirabolante, com várias reviravoltas, revelações do passado e bem dramática, principalmente no clímax desse primeiro volume, que me supreendeu!

O mundo de Daevabad é bem detalhado, e recomendo consultar o guia da autora durante a leitura, que fica nesse link:
https://www.sachakraborty.com/the-world-of-daevabad.html

Recomendado para quem curte fantasia estilo Mil e Uma Noites, mas com uma estrutura e construção de mundo contemporânea!


BÔNUS:
Só para ter uma noção do universo, segue o glossário de alguns termos de City of Brass:

DAEVA: O termo antigo para todos os elementais de fogo antes da rebelião de Djinn, bem como o nome da tribo que reside em Daevastana, da qual Dara e Nahri são ambos parte. Depois de metamorfos que viviam por milênios, os daevas tinham suas habilidades mágicas controladas pelo Profeta Solimão como uma punição por prejudicar a humanidade.

DJINN: Uma palavra humana para “daeva”. Após a rebelião de Zaydi al Qahtani, todos os seus seguidores e, eventualmente, todos os daevas, começaram a usar esse termo para sua raça.

IFRIT: Os daevas originais que desafiaram Suleiman e foram destituídos de suas habilidades. Inimigos juramentados da família Nahid, os ifrit se vingam escravizando outros djinn para causar o caos entre a humanidade.

SIMURGH: Pássaros de Fogo usados pelos djinn para voar.

ZAHHAK: Uma grande fera voadora que parece um lagarto. Seres de Água

MARID: Elementais da água extremamente poderosos. Quase mítica para os djinn, a Marid não foi vista em séculos, embora haja rumores de que o lago ao redor de Daevabad já foi deles. Seres de Ar

PERI: Elementais de Ar. Mais poderosos que os djinn – e muito mais secretos -, os peregrinos se mantêm resolutamente para si mesmos.

RUKH: Enormes pássaros de fogo predatórios que o peri pode usar para caçar.

SHEDU: Leões alados, um emblema da família Nahid. Seres da Terra

GHOULS: Os cadáveres reanimados e canibais de humanos que fizeram acordos com os ifrit.

ISHTAS: Uma pequena criatura em escala obcecada com organização e calçados.

KARKADANN: Uma besta mágica semelhante a um enorme rinoceronte com um chifre tão longo quanto um homem.

NASNAS: uma criatura venenosa parecida com um humano bissectado que ronda os desertos de Am Gezira e cuja picada faz com que a carne murcha.

Idiomas

DIVASTI: A língua da tribo Daeva.

DJINNISTANI: A língua comum de Daevabad, um comerciante que os djinn e shafit usam para falar com os que estão fora da sua tribo.

GEZIRIYYA: A língua da tribo Geziri, que somente membros de sua tribo podem falar e entender. Terminologia Geral

ABAYA: Um vestido solto no chão, de mangas compridas, usado por mulheres.

ADHAN: O chamado islâmico para a oração.

AFSHIN: O nome da família guerreira Daeva que serviu no Conselho Nahid. Também usado como título.

AKHI: “meu irmão”

BAGA NAHID: O título apropriado para os curandeiros da família Nahid

BANU NAHIDA: O título apropriado para as mulheres curadoras da família Nahid

CHADOR: Um manto aberto feito de um corte semicircular de tecido, coberto

DIRHAM / DINAR: Um tipo de moeda usada no Egito

DISHDASHA: Uma túnica masculina, popular entre os Geziri

EMIR: O príncipe herdeiro e herdeiro designado do trono de Qahtani. Hora do amanhecer / oração da alvorada

GALABIYYA: Uma peça de vestuário tradicional egípcia, essencialmente uma túnica no chão

GHUTRA: um adereço de cabeça masculino

HAMMAM: Uma casa de banho

ISHA: A hora da tarde tardia / oração da noite

MAGHRIB: A oração do pôr-do-sol hora / pôr do sol.

MIDAN: Uma praça / praça da cidade

MIHRAB: Um nicho de parede indicando a direção da oração

MUHTASIB: Um inspetor de mercado

NAVASATEM: um feriado realizado uma vez por século para celebrar outra geração de liberdade da servidão de Suleiman Originalmente um festival Daeva, Navasatem é uma tradição amada em Daevabad, attrac djinn de todo o mundo para participar de semanas de festivais, desfiles e competições.

QAID: O chefe da Guarda Real, essencialmente o principal oficial militar do exército djinn. RAKAT: Uma unidade de oração.

SHAFIT: Pessoas com djinn misto e sangue humano.

SHAYLA um tipo de lenço de cabeça de mulher

SHEIKH: Um educador / líder religioso.

SELO DE SULEIMAN: O anel de sinetes Suleiman uma vez usou para controlar o djinn, dado aos Nahids e depois roubado pelos Qahtanis. O portador do anel de Suleiman pode anular qualquer mágica.

TALWAR: Uma espada Agnivanshi.

TANZEEM: Um grupo fundamentalista de base em Daevabad dedicado a lutar pelos direitos de shafit e pela reforma religiosa.

UKHTI: “minha irmã.”

ULEMA: Um corpo legal de eruditos religiosos.

WAZIR: Um ministro do governo.

ZAR: Uma cerimônia tradicional destinada a lidar com posse djinn.

ZUHR: A hora do meio-dia / oração do meio-dia.

ZULFIQAR: As lâminas de cobre bifurcadas a tribo Geziri, quando inflamada, suas bordas venenosas destroem até mesmo carne Nahid, tornando-as uma das armas mais mortais do mundo.

Recomendadíssimo!

MAPA E FANART

cityofbrass-map-onepiece-112-08-18-nahri-faces_orig12-03-18-ali-and-nahri-heads_1_orig11-28-18-ali-faces-b_orig01-10-19-ali-nahri-chatting-library-b_origdubfw7lu4aamntsdbcbf61cd77786621c9ba08fdcdc87e79199aa58949dd92f20f570cda9e6d0de87dce3f4a9dd8d9c951e20c3f524e8cf9e40d7c60dad2e52fd56d6524e761db88ac9be04108baf33dea73f634033552f7e4970f8c60e47be0ab4b4eca8494221_1_orig05e6d98aad619f0210a46eacadb8cf741aa4e08516dc43f0e1f19627e398b07e


NEWTON NITRO SITES
► NITROBLOG YOUTUBE – Resenhas,Dicas de RPG e Dicas para Escritores:: https://www.youtube.com/user/newtonrocha
► NITRODUNGEON: Dicas de RPG, Aventuras, e Sistemas de RPG para Download https://newtonrocha.wordpress.com/
► NITROBLOG: Resenhas Literárias, Dicas para Escritores, Contos e Livros para Download, Leitura Crítica
https://tionitroblog.wordpress.com/
► NEWTON NITRO INSTAGRAM: Dicas de RPG e para Escritores https://www.instagram.com/newtonnitro/
► NEWTON NITRO TWITTER: Dicas de RPG e Dicas para Escritores https://twitter.com/tionitro
► NITROCAST: Dicas de RPG e Dicas para Escritores: https://nitrocastpodcast.wordpress.com/


MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON! | 900 Videoaulas Gratuitas e Inglês por Skype
► Canal Youtube:Dicas de Inglês http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


CONTATO
Newton Rocha | Aulas de Inglês por Skype e Whatsapp | Leitura Crítica | Escritor
WhatsApp: (31) 99143-7388 | Skype: prof.newtonrocha@gmail.com
LinkedIin: https://goo.gl/7rajxF
Facebook: https://goo.gl/aokHM1
Twitter: https://twitter.com/tionitro
Google +: https://goo.gl/J35qE8


Conheça e se inscreva no MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON, nosso CANAL NO YOUTUBE de Dicas Diárias de Inglês, com mais de 800 vídeos com videoaulas ensinando a como aprender inglês sozinho, além de AULAS AO VIVO GRATUITAS! 🙂

Siga o MELHORE SEU INGLÊS – ÉRIKA E NEWTON!
► Youtube: http://www.youtube.com/c/erikaenewtoninglesporskypebh
► Melhore Seu Inglês BLOG: https://melhoreseuingles.wordpress.com/
► Facebook: https://www.facebook.com/erikaenewton
► Instagram: https://www.instagram.com/melhoreseuingles
► Melhore Seu Inglês Podcast: https://melhoreseuinglespodcast.wordpress.com


erika-e-newton-ingles-por-skype

Aulas TODOS OS DIAS, de 7 às 23 horas!

Para aulas de Inglês Individuais por Skype FOCADAS EM CONVERSAÇÃO e fazer UMA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA, basta entrar em contato no prof.newtonrocha@gmail.com ou no whatsapp (31) 9143-7388.


PREÇOS ACESSÍVEIS!

As recomendações e depoimentos de vários dos nossos alunos podem serem lidos nesse link:
https://goo.gl/6vreb2


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.